Dieta Detox

Depois das festividades é hora de desintoxicar o organismo

Dieta Detox
Entre fritos a doces, passando pelos salgados, álcool, chocolates, filhós, rabanadas até aos bolos e frutos secos, nesta época vale tudo até colocar a saúde de lado em troca de uma noite de excessos.
Se se perguntar a si próprio, em dias de festa, permanece, certamente, o pensamento sobre a ingestão alimentar: “Perdido por 10, perdido por 1000". É claro que se não souber conter-se poderá não perder, mas ganhar alguns quilos.
Deixamos-lhe um plano interventivo para desintoxicar o seu organismo, durante 3 dias seguidos. Depois do excesso siga a dieta Detox:
- 1 litro de água + 1 litro de chá (exemplos: verde descafeinado, vermelho, cardo mariano, alcachofra, boldo, etc.) ingerido até 2 horas após a preparação.
- Ao pequeno-almoço ingira cereais, de preferência os integrais, de cevada ou aveia, com iogurte 0% de gordura.
- Ingira até 4 peças de fruta, optando sempre pela fruta da estação, entre as refeições.
- Use e abuse dos seguintes alimentos: cenoura, beterraba, espinafres, nabo, feijão verde, grelos, beringelas, courgettes, abóbora, aipo, alho francês, rabanetes, tomate, alface, agrião, acelga, rábano, dente-de-leão, alho, cebolinho, tomilho, estragão, coentros, hortelã e cebola. Ao almoço ingira-os sob a forma de salada ou de legumes salteados, e ao jantar sob a forma de sopa.
- Faça apenas uma refeição de carne/peixe por dia, pois esta deve ser reduzida ou, se preferir, frango, peru, peixes magros devem ser preparados ao almoço.
- Durante o resto do tempo, existem suplementos alimentares que podem facilitar a desintoxicação e o funcionamento do fígado, tal como o suplemento de alcachofra ou de cardo mariano. Bastante depurativos, ajudam o fígado num dos processos mais difíceis, a degradação das gorduras.
- Ingira líquidos sufi cientes, se preferir, opte por um drenante que se coloque na água, ou um chá diurético, como alcachofra, chá verde descafeinado, vermelho, branco, funcho, etc.

Opte sempre pelo mais saudável

Se analisarmos algumas das propostas, verificamos que a menção de fruta se deve à sua importância na promoção de saciedade, bem como para repor vitaminas e minerais essenciais para manter a saúde. A escolha de frutos vermelhos promove o início da desintoxicação. Opte por alimentos integrais e pobres em gordura, que fazem com que não haja ingestão excessiva de energia, promovendo o equilíbrio. A fibra regulariza o trânsito intestinal, e determinadas fibras conseguem aderir açucares e gorduras, de forma a que estas sejam degradadas e absorvidas pelo nosso corpo.

O que é que os frutos vermelhos têm…

São conhecidos por serem altamente antioxidantes, por possuírem as seguintes propriedades: vitamina C, ácido elágico e pectina. Esta é uma fibra solúvel, o ácido elágico evita danos celulares e a vitamina C tem um poder surpreendente na intervenção sobre os radicais livres.

Desintoxicação em estética

Poderá complementar a desintoxicação alimentar com alguns cuidados estéticos feitos em spas, ou gabinetes de estética. Os profissionais de estética têm ao seu alcance alguns meios para ajudar no processo de desintoxicação. Este cuidados podem ser aplicados unicamente com o propósito de desintoxicar, mas também em complemento de outros cuidados estéticos corporais.
Estas técnicas de desintoxicação ajudam na obtenção de resultados ao nível da tonificação dos tecidos flácidos, no combate à celulite, na redução de medidas corporais e na modelagem do corpo. Poderá pedir aconselhamento a uma profissional de estética, que lhe poderá preparar um plano desintoxicante personalizado que, associado às medidas nutricionais, poderá obter bons resultados. Algumas opções estéticas para desintoxicar:
Drenagem Linfática Manual 
A drenagem linfática manual bem executada é um dos melhores cuidados desintoxicantes feitos em estética. Ao ajudar o organismo a drenar, ajuda-se a resolver intoxicações presentes, e a prevenir futuras intoxicações.
Cuidados faciais e corporais com argila 
Os benefícios da argila podem ser intensificados pela mistura de óleos essenciais. A associação da argila a óleos essenciais, no rosto e no corpo, promovem a desintoxicação. Poderá optar por esfoliações de algas e lamas marinhas e envolvimentos desintoxicantes com algas e café.
Texto: Magda Roma, nutricionista da F. E. M. (Fisioterapia Estética e Médica)

Comentários