Todas as tarefas de outubro

O outono já chegou ao seu jardim. Há, por isso, novas tarefas a pôr em prática. Veja quais

Todas as tarefas de outubro
Agora que as folhas começam a cair, as bagas de frutos pendem das ramagens de plantas e arbustos. É tempo de as recolher e secar para usar, mais tarde, como semente.
Mas esta é também a altura de plantar bolbos em vaso, de podar rente as plantas murchas, de desbastar as dálias, de adubar as vivazes e de fazer estacas de outono, entre muitos outros cuidados.

Outubro mais florido

Confira a lista de tarefas deste mês para que as suas plantas tenham os cuidados básicos

Outubro mais florido
Outubro é um bom mês para fazer sementeiras e plantações que vão dar frutos e, se tudo correr bem, muitas flores na primavera.
Este mês pode plantar as primeiras espécies bienais e bolbosas de primavera.
Pode mesmo intercalar ambas em terreno definitivo, como por exemplo amores-perfeitos e jacintos para uma composição em azul violeta.
Estas são outras ações que não pode deixar de empreender este mês:
- Plante bienais 
Encha o seu jardim de gazânias. Rafael Blanco, especialista em jardinagem, recomenda que aproveite os seus momentos de lazer no jardim para plantar gazânias, uma planta que permite gozar de flores de grande beleza e variedade em locais temperados e com sol. «É pouco exigente no solo, embora prefira solos arenosos. Aguenta perfeitamente a seca mas não as geadas ou exposições sombrias», alerta, contudo, o especialista.
- Abrigue as plantas agrupadas no alpendre
Com os primeiros frios e as chuvas de outono, as plantas anuais de flor ficam murchas. Proteja as plantas delicadas, passando os vasos para a estufa ou colocando-as sob o alpendre.
- Retire a pintura
Elimine as pinturas anti-sol e retire as redes de sombra que até agora serviram para evitar as insolações e minimizar os efeitos do excesso do calor.
- Cave o solo
É tempo de preparar o solo com covas profundas, com o objetivo de o arejar antes das novas plantações. Em caso de muita humidade, não trabalhe a terra argilosa para evitar a formação de torrões difíceis de desfazer.
- Regue com sol
Se, no verão, deve evitar as horas centrais do dia para regar os maciços, agora é precisamente esse o momento mais indicado. Tenha, no entanto, em conta que, a partir desta altura, as suas plantas necessitam cada vez menos água.
- Encha os buracos deixados pelas plantas
É altura de tratar das rocalhas, dos maciços e das jardineiras, antes que o frio regresse em força. Para isso, ocupe os lugares deixados pelas plantas do verão com espécies que darão cor já na próxima primavera. Pode semear ou plantar exemplares adquiridos em vaso ou resultantes de multiplicações que tenha efetuado.

Semeie flores para a primavera

Se nada a deixa mais feliz do que um canteiro cheio de cores, ponha mãos à obra... já!

Semeie flores para a primavera
Se quer ter flores no seu jardim a partir do final do inverno, outubro é a altura ideal para preparar as suas sementeiras.
Uma bandeja, um plástico, sementes e os nossos conselhos são suficientes. Não precisará de muito mais.
Aproveite os seus tempos livres e siga os passos simples que lhe sugerimos:
- Distribua as sementes
Encha uma bandeja de sementeira com substrato especial. Deite as sementes de forma homogénea sobre a superfície e junte substrato.
- Cubra com plástico
Se tem um propagador, coloque aí a bandeja. Caso contrário, tape a bandeja com plástico transparente para deixar entrar a luz.
- Regue bastante
Assegure-se de que as sementes têm bastante humidade. Regue com regador de ralo fino. Quando germinarem, leve para local iluminado.
- Coloque-as em vasos
Quando as plantas tiverem dias ou três folhas, coloque-as em vasos individuais. Está na altura de as aclarar. Retire as mais débeis e fique apenas com as mais saudáveis.

Sinta-se (melhor) em casa

Plantas de interior mais cuidadas são sinónimo de um lar mais acolhedor em outubro

Sinta-se (melhor) em casa
Com o regresso do outono, aumenta a vontade de estar em casa. À medida que o frio e a chuva se aproximam, sabem cada vez melhor os momentos passados no recanto do lar. Aproveite-os para cuidar das suas plantas de interior e não descure nenhuma das tarefas que tem de empreender durante as semanas que integram o mês de outubro:
- Elimine o estragado
Agora já não deve manter no terraço as plantas que aí colocou no verão para arejarem. Antes de as levar de novo para casa, limpe o pó e elimine folhas, flores e ramos que não tenham bom aspeto.
- Cuidado com as correntes de ar
Não coloque as plantas junto de uma fonte de aquecimento porque este tipo de aparelhos podem ser bastante prejudiciais. Afaste as plantas sem as deixar na obscuridade e assegure-se que não ficam no meio de correntes de ar.
- Regue pouco
A rega não pode faltar, porque embora a temperatura exterior tenha baixado, em casa o uso de aparelhos de calor seca o ambiente. Verifique se o substrato está seco e só então deite água mas em pequena quantidade.
- Tape com plásticos
As plantas que ficam no exterior, em especial as que têm flores ou são delicadas, necessitam de proteção extra durante a noite. Tape as plantas com plástico perfurado para evitar que as espécies fiquem negras mas retire a cobertura durante as horas centrais do dia.
- Force as bolbosas
Para desfrutar mais cedo de bolbosas como narcisos, túlipas ou jacintos, plante os bolbos num vaso de forma a que o anel radicular fique coberto. Deixe os bolbos germinar em local fresco e obscuro e, após três semanas, leve-os para local quente e iluminado.
Plantas em interior quente
Faça o último tratamento com fungicida nos cactos contra a podridão. Elimine a cochonilha com um pano embebido em álcool metílico. Ate as heras aos suportes à medida que os rebentos crescem.
Plantas em interior fresco
Plante as estacas enraizadas em água de cóleos. Corte as folhas estragadas pelas correntes de ar. Proporcione boa iluminação às plantas de flor.
Plantas no terraço
Coloque em jardineiras com terra para bolbos as plantas de flores primaveris. Remova a terra superficial dos vasos sem estragar as raízes e espalhe adubo orgânico. Compre amores-perfeitos e plante-os ao sol. Ao regar, não os encharque.
Plantas no pátio
Cubra os loureiros e as araucárias com serapilheira para que não passem frio. Antes de reutilizar recipientes, limpe-os com água, sabão e vinagre. Deixe secar bem. Elimine a água que sobra das regas dos pratos para prevenir doenças, sobretudo fungos.

Largue (um bocadinho) a vassoura

Veja o que não se pode esquecer de fazer no seu jardim este mês

Largue (um bocadinho) a vassoura
Em outubro, há mais para fazer do que apenas apanhar as folhas que caem das suas árvores e arbustos. 
Faça reparações e semeie relvado novo. Não existe qualquer risco em semear agora relva.
O solo está mais quente do que na primavera e, por isso, as sementes germinam e crescem rapidamente.
Se o seu jardim tem relvado que apresenta clareiras, volte a semear esses locais com o mesmo tipo de sementes. Existem, contudo, outras tarefas que não pode olvidar:
- É tempo de podar
Com uma boa ferramenta, pode os exemplares que terminaram a floração. Mas se a zona em que vive é muito fria, é melhor esperar pela chegada da primavera.
- Recolha as folhas
A maioria das árvores e arbusto começam a perder folhas a partir deste mês. Neste sentido, a missão principal deve ser recolhê-las à medida que caem. Pode utilizar estes desperdícios para fazer composto caseiro.
- Plante perenifólios
Gosta de coníferas? Em caso afirmativo, plante-as onde desejar. O mesmo para qualquer exemplar de folha perene. Prepare as covas com, pelo menos, um mês de antecedência e, se o tempo estiver seco, regue constantemente.
- Cubra os pés
Adelfas, jasmins, fucsias e buganvílias não suportam o frio. Para prevenir danos antes da baixa da temperatura, coloque a seus pés coberturas de palha ou cortiça.
- Mude árvores e arbustos de local
Esta é a altura ideal para mudar de lugar as árvores e arbustos que tenham crescido demasiado ou estejam mal colocadas. Informe-se bem das condições de que necessita e escolha um novo local para o seu exemplar.
Fonte: Sapomulher
Antes de o retirar, ate os ramos ao tronco para não os danificar e envolva o torrão de raízes em plástico ou serapilheira para proteger.

Comentários