Como evitar ser alvo de um despedimento?

Aqui ficam alguns conselhos que poderão ajudá-la a manter o seu emprego.

Como evitar ser alvo de um despedimento?
Os números oficiais mostram que existiam no final de Março mais de 952 mil pessoas desempregadas em Portugal, o que corresponde a uma taxa de desemprego recorde de 17,7%. A culpa é da crise. Mas existem algumas atitudes e estratégias que poderão ajudá-la a evitar o caminho do desemprego. Aqui ficam algumas delas.
1. Aumente as suas competências:
Melhore a sua formação frequentando seminários ou cursos que tragam uma mais-valia no seu trabalho. Torne-se indispensável. Este conselho é ainda mais relevante se na mesma empresa existem outras pessoas a executarem as mesmas tarefas que as suas.
2. Empenhe-se:
Seja responsável, cumpra as suas tarefas, não falhe os prazos, nem passe demasiado tempo a pesquisar assuntos pessoais no computador da empresa. Numa frase: Não dê motivos ao seu chefe para colocá-la na lista de colabores dispensáveis. Ao mesmo tempo, tente manter uma visão positiva e optimista, mostrando entusiasmo na execução das tarefas.
3. Seja flexível:
Fazer algumas tarefas que vão além da descrição do seu posto de trabalho é algo que é valorizado no contexto atual. Num momento em que muitas empresas enfrentam processos de “downsizing”, os funcionários são chamados a assumir outros papéis que até então eram desempenhados por outras pessoas. Mostrar alguma flexibilidade e versatilidade no desempenho dessas funções poderá a jogar a seu favor para conseguir manter o posto de trabalho.
Apesar destas dicas é importante salientar que não há receitas miraculosas que possam garantir que vai conseguir manter o seu posto de trabalho. Por exemplo: se a empresa onde trabalha estiver numa situação financeira difícil, muito perto da insolvência e se houver um despedimento coletivo, mesmo que seja uma excelente funcionária poderá não existir uma forma de evitar o caminho do despedimento e do desemprego.
Outra nota que deverá ter presente refere-se às indemnizações por despedimento. As alterações que têm sido feitas ao código do trabalho têm vindo a tornar os despedimentos mais fáceis e mais baratos. Em Outubro deve entrar em vigor um novo diploma e que irá reduzir o valor das indemnizações a atribuir aos funcionários em caso de despedimento. O cálculo do valor das indemnizações por cada ano de trabalho irá passar dos 20 dias de salário para os 18 e 12 dias, conforme o vínculo laboral.

Comentários