A expetativa

 

As nossas expetativas em relação aos outros são muitas vezes irreais

A expetativa

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra expetativa é: “Esperanças baseadas em supostos direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas”. Creio que um dos fatores que mais interfere, negativamente, nos relacionamentos (e na comunicação honesta) é a expetativa. A nossa expetativa em relação ao outro. Na maioria, das vezes, a nossa expetativa (preconceito e esteretipo) em relação ao outro é errada e irreal. E isso acarreta frustração e desilusão que, por sua vez, se repercute nos relacionamentos e gera conflitos insolúveis. Sentimo-nos enganados e defraudados, pelas nossas próprias ideias e sentimentos. E, se tivéssemos coragem suficiente, iriamos reconhecer que culpamos o outro pela nossa própria desilusão (expetativa).
Algumas das nossas expetativas, baseadas em crenças, experiencias e convicções projetam no outro  algo que ele/a não é: só vemos e ouvimos aquilo que nos interessa.
Será que aquilo que ouvimos é realmente aquilo que o outro está a dizer, ou fazemos interpretações erradas e tiramos conclusões precipitadas sobre o certo e o errado?
O que é que aprendeu sobre as expetativas que colocou nas pessoas à sua volta? Qual foi o resultado prático? Como é quevocê se sente quando colocam expetativas irreais sobre si?

Dica
Reduza as suas expetativas ao mínimo possível em relação aos outros. Isso não significa que não pondere e reflita sobre o comportamento de determinadas pessoas significativas; mas não tire conclusões precipitadas baseadas nas suas interpretações/sentimentos. Avalie as pessoas por aquilo que elas são e fazem, de preferência coisas concretas (factos).
Quando tiver dúvidas sobre determinado comportamento, faça questões e perguntas abertas. Encoraje o outro a expressar as suas ideias e sentimentos. A melhor forma de obtermos as respostas que procuramos é fazer perguntas (certas e objetivas) sobre assuntos específicos. Faça esta pergunta: “Como é que te sentes?” Arranje uma plataforma de entendimento na comunicação onde ambas as partes são ouvidas e cada um pode expressar aquilo que sente.
Reduzir as expetativas requer prática, coragem e confiança – crescimento emocional.
Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a si. Não é possível controlar os outros, nesse sentido controle-se a si mesmo. Não evoque o amor para justificar a sua insegurança, desonestidade e a necessidade de controlar.

Desafio
Esta semana viva de acordo com as suas expetativas, mas em relação ao seu próprio comportamento, em vez de colocar as expetativas irreais nos outros.

Comentários