Casa de banho perfeita


Estratégias simples para transformar a sua com estilo e com... feng shui!

É lá que começam os nossos dias e é também lá que terminam muitas das nossas rotinas.
Mas a verdade é que, geralmente, as casas de banho são espaços mal cuidados, frios ou pequenos, sem graça ou mesmo sem luz.
Com pequenos truques e de acordo com os princípios de harmonia do feng shui, apresentamos-lhe soluções para que, mesmo sem obras, faça uma remodelação da sua casa de banho, tornando-a um espaço agradável e onde pode abrandar e recuperar forças.
Para além de melhorar a sua qualidade de vida, ao renovar a casa de banho, estará a valorizar a casa toda.

Ideias deco





Uma das tendências actuais consiste em instalar a sanita numa zona à parte, separando os ambientes. As banheiras ou chuveiros de hidromassagem são um luxo acessível que permite eliminar o stress do dia.
O ideal, se vai construir uma casa de banho de raiz, é ter uma banheira e um duche com cabine separados. Colocar um segundo lavatório, que permite que duas pessoas usem a casa de banho ao mesmo tempo, é uma boa aposta, assim como instalar chão aquecido.
Na decoração não há limites. Pode usar materiais mais tradicionais, como o azulejo, ou optar por papel de parede e madeira.
Quanto a acessórios, para além das toalhas, que devem ser pesadas e confortáveis, dê-se ao luxo de instalar um equipamento de música para ouvir os CD preferidos enquanto relaxa à luz de velas. Que boa maneira de acabar o dia...

Operação Spa

«A casa de banho é um espaço de limpeza e renovação», frisa Alexandre Saldanha da Gama, consultor de feng shui. Deve, por isso, ser transformado num mini spa, «um local onde se cuida da higiene e se trata o corpo», sublinha.
Ter espaço nesta divisão é muito importante, mas se estiver limitada a uma casa de banho com uma área minúscula, há maneiras de contornar o problema. Pode, por exemplo, usar espelhos e iluminação para criar uma sensação de amplitude.
Deve ter uma luz geral agradável e pontos de luz específicos, dirigidos para o espelho e para a banheira ou duche. Plantas também dão vida ao ambiente, tornando-o mais acolhedor.




Combater a humidade

Inimiga número um da sua casa de banho, a humidade deve ser eliminada ou pelo menos minimizada.
Para tal, pode instalar sistemas de exaustão ou recorrer a obras, caso tenha um problema de canalização.
Se, apesar de tudo, não for possível corrigir totalmente o problema, arrume as toalhas num roupeiro noutra divisão da casa, caso contrário podem ficar com um odor desagradável. Para as toalhas que estão a uso, instale na parede os suportes necessários para as acomodar.
Um aquecedor de toalhas é um bom investimento, garantindo-lhe sempre toalhas quentinhas e secas à hora de sair do banho. Se se maquilha na casa de banho, um desembaciador de espelho é também uma ideia útil.
Disponível em lojas especializadas, trata-se de uma película fina que se instala atrás do espelho e que o aquece, evitando a condensação que nos impede de ver o que estamos a fazer.

Cada coisa no seu lugar

Quanto à arrumação, o mais importante é definir, desde logo, um sítio para cada objecto. Se tem bastante espaço livre, invista em armários ou outros sistemas de arrumação adaptados ao seu estilo e encha-os de mimos, transformando a sua casa de banho num spa.
Se possível, defina uma zona de arrumação separada para cada uma das pessoas que usa a casa de banho.
Se os metros quadrados não permitem grandes alterações, seja criativa e aposte em cabides ou toalheiros pendurados atrás da porta, armários reduzidos por cima do autoclismo, debaixo do lavatório ou ao lado do espelho.

À prova de acidente

Para garantir a segurança de toda a família, é fundamental manter o equipamento eléctrico que não é específico para ambientes húmidos fora da casa de banho.
Isso inclui o secador, que nunca deve ser utilizado perto de água. Medicamentos, produtos de beleza e limpeza têm igualmente de manter-se longe do alcance de crianças, arrumados num armário fechado ou num local que não consigam alcançar.
Pode ainda colocar um pequeno banco antiderrapante apropriado para crianças e que facilita o acesso dos mais pequenos ao lavatório. A banheira ou duche devem estar equipados com material antideslizante e apoios, caso tenha pessoas idosas em casa.
À saída do banho deve colocar sempre um tapete e secar-se bem, para evitar escorregar.


Cantinho zen


Apesar de ser tipicamente associada a más energias, há maneiras de trazer harmonia à casa de banho.
Siga os conselhos de Aalexandre Saldanha da Gama, consultor em feng shui:

Orientação

O ideal é que a casa de banho esteja a nascente (Este ou Sudeste) e, se possível, com a zona da sanita separada. Não deve situar-se diante da porta de entrada, porque a energia entra em casa e perde-se em vez de se dispersar pelas outras divisões. Para minorar este problema pode pintar a porta no tom da parede e mantê-la sempre fechada.

Elementos

A água, que tem uma grande presença, é um elemento fortíssimo e quando bem utilizada é boa para a saúde. A limpeza é, portanto, fundamental.
É também importante que a casa de banho esteja a brilhar e bem iluminada, pois é um local de purificação.

Energias

Uma solução para evitar a perda de energias é fechar sempre a porta, o tampo da sanita e tapar os ralos.


Fugas de água devem ser reparadas assim que surgem, porque a pessoa está a perder energia, bem como canos entupidos, que significam que o dono da casa está com dificuldade em largar o passado.
Texto: Joana Andrade com Alexandre Saldanha da Gama (consultor de feng shui)

Comentários