Projeto de decoração 3D – Cozinha

«Veja o resultado da proposta para o espaço selecionado…





Entre os vários participantes da rubrica Projeto de decoração 3D - Cozinha, a Joana Leite foi a eleita. Os nossos parabéns, Joana! A todos os outros, não desistam e continuem a participar.
A cozinha é um espaço que tem uma utilização intensiva, neste caso serve uma família de 4 elementos: dois adultos e duas crianças. A área deste espaço é muito reduzida face à utilização diária, daí que o sentido prático de organização e arrumação tenha sido levado ao extremo no novo layout.
Uma configuração quadrada de cerca 9 m2; uma pequena janela alta com vidro martelado, que permite a ventilação da cozinha e uma deficiente iluminação natural; vigas salientes; azulejos desatualizados; armários antigos e uma clara necessidade de espaço para arrumação. Tínhamos aqui todos os ingredientes para um projeto desafiante.
No canto oposto à porta de entrada da cozinha localiza-se uma pequena despensa com cerca de 1 m2. De forma a ganhar mais área optamos por agregar o espaço da pequena despensa à cozinha, compensando o espaço de arrumação com armários.
Com o objetivo de minimizar custos, a organização do espaço teve em conta os pontos de água, gás e esgotos existentes.
Apesar da falta de espaço, a nossa leitora pretendia ainda um armário destinado à arrumação das bicicletas da família, ou seja uma “garagem” na pequena cozinha, de forma a ocultar as bicicletas que atualmente se encontram arrumadas junto à parede da janela, dando um constante aspeto de desarrumação ao espaço.
Todos os cantos entre vigas e pilares foram aproveitados para a colocação de móveis destinados a arrumação. Esta solução permite uma homogeneização do espaço, ocultando os recortes e obtendo assim uma leitura mais limpa de todo o conjunto.
Optou-se por eletrodomésticos de encastre. O fato destes estarem ocultos confere um aspeto mais “clean” ao espaço.
Porquê armários brancos? Tratando-se de uma área tão pequena, é crucial conferir amplitude ao espaço. Ao contrário das cores escuras, as cores claras conferem mais amplitude ao espaço. Aqui o branco funciona como cor base, não cansa, suportando diferentes cores no que diz respeito à decoração propriamente dita. Assim poderá mudar o aspeto da cozinha sem mudar de móveis, que representam uma grande fatia do orçamento. Veja mais Dicas Criativas.
A criação de um balcão em península permite ganhar mais espaço para arrumação, bem como criar uma pequena zona destinada a refeições rápidas, uma vez que as refeições em família são feitas na sala de refeições.
E como o dinheiro nunca valeu tanto! O orçamento para este projeto ronda os 12.500 € incluindo: armários; eletrodomésticos; revestimento de pavimento, paredes e tetos; toneira; lavaloiça; teto falso; porta de correr em vidro, e todos os acabamentos necessários à boa execução da obra.»












Ana Hipólito
Arquiteta

Comentários