O que fazer às suas plantas de interior em Março

«Veja todos os cuidados que deve ter para ter flores mais bonitas


Está na altura de plantar bolbosas
Encha os recipientes com as bolbosas de Primavera/Verão. Coloque os bolbos, com boa drenagem, sem pressionar demasiado no substrato.
Pode as que vão para o terraço
As plantas que passaram o Inverno em casa estão quase a voltar para o terraço. Uma boa poda, um transplante e um recipiente maior ajudam plantas como a buganvília, entre outras, a oferecer uma generosa floração.
Faça uma poda baixa, cortando por cima de um nó dos ramos e antes de colocar a planta no novo vaso com terra adubada, retoque as pontas das raízes.
Água temperada para regar
Deixe a água à temperatura ambiente antes de regar. Combine a rega com borrifos na folhagem de 3 em 3 dias. Regue os cactos.
Ainda não adube
Depois de transplantar, pelo menos durante um mês, o substrato novo das plantas contém nutrientes suficientes para alimentar a planta no início.
Cuide das suas palmeiras
Pode os ramos das poinsetias se não o fez em Janeiro, assim como das yucas que tenham crescido a livre arbítrio e perdido a forma.
Dê luta às pragas
Atenção aos primeiros sintomas da presença do pulgão e de larvas. Inspeccione regularmente as folhas e borrife preventivamente com sabonária.

Se as suas plantas estão em...
... INTERIOR QUENTE
Comece a regar as espécies submetidas a descanso invernal para floração. Inclua adubo na água da rega.
... INTERIOR FRESCO
Para que os fetos não passem calor nem sede, borrife de 3 em 3 dias e mantenha-os afastados do aquecimento.
... NO TERRAÇO
Se as suas plantas sofreram com os rigores do Inverno, faça uma cura de urgência: renove substratos, pode todo o material estragado e transplante.
... NO PÁTIO
Melhore a terra de todos os vasos mais pesados, removendo a superfície com cuidado para não estragar as raízes das plantas e junte terra nova.»

Texto: Luís Melo

Comentários