Leggings


6 regras para as vestir bem



É possivelmente uma das peças da actualidade mais usadas pelas estrelas de Hollywood e, sem dúvida, uma das mais acessíveis ao público em geral.
As leggings estão na moda e não há marca que não as inclua nas suas colecções. No entanto, na moda, como sempre, para adoptar uma tendência é preciso adaptá-la ao seu estilo pessoal, às diferentes situações do dia-a-dia e (muito importante!) à sua silhueta.
Assim, para que não seja uma fashion victim e use as leggings como uma verdadeira estrela, consultámos Carla Castro, consultora de imagem, que nos deu todas as pistas para bem vestir esta peça.
Regra nº1: Opte por tons escuros
«A cor predominante e sempre em voga é o preto mas outras cores, desde que escuras, podem ser opção», refere Carla Castro, acrescentando que «esta estação também estão muito em voga as cores metalizadas». Quanto às cores fortes e claras «estão completamente out e não favorecem ninguém. Só são aceitáveis quando fazem parte de algum padrão e, mesmo assim, tem de ser discreto», conclui a consultora de imagem.
Regra nº2: Diversifique os tecidos e padrões
Varie o guarda-roupa optando por modelos de diferentes padrões. Existem vários na moda, «os padrões com aplicações (taxas, lantejoulas, perfurados), padrão animal, estampados geométricos e a imitar os jeans são as maiores tendências», refere Carla Castro. Quanto aos tecidos em voga existem os mais diversos,«peles sintéticas ou verdadeiras, licra, vinil e algodão, tecidos envernizados, com brilhos ou ainda as wet leggings», refere a consultora de imagem.
Regra nº3: Se é magra prefira os estampados
Como refere a consultora de imagem, as leggings ficam melhor a pessoas magras «mas se é muito magra não deve usar as mais básicas, de algodão preto e opaco, pois vai parecer um palito andante. Prefira as estampadas, com tecidos brilhantes e metalizados, em pele verdadeira ou sintética», recomenda. Outra opção são as calças modelo skinny ou cigarette que «são justas mas não são tão colantes e, visualmente, as pernas ganham mais volume», diz.
Regra nº4: Coordene-as com túnicas para disfarçar o volume
Se tiver nádegas ou pernas mais volumosas «use leggings de algodão opaco, lisas e de cores escuras, como se fossem collants, conjugadas com peças mais compridas e soltas, tipo túnicas, ligeiramente acima do joelho»,recomenda a consultora, acrescentando:«Evite os modelos estampados ou brilhantes, como o vinil, porque visualmente fá-la parecer mais cheia», explica.
Regra nº5: Reserve os tecido s brilhantes para a noite
Como existe uma grande variedade de leggings, em termos de tecidos e de padrões, esta peça torna-se bastante versátil. «Prefira os modelos mais simples e discretos para o dia e os tecidos com brilhos ou metalizados para a noite», recomenda a especialista. Mas como não há regra sem excepção, «em casamentos e em situações muito formais são uma peça a evitar», conclui.
Regra nº6: Evite peças muito justas
Opte por modelos que não lhe prendam os movimentos nem afectem a circulação sanguínea. Para além de favorecer o aparecimento da celulite, a American Chiropatic Association refere que o uso de calças apertadas dificulta movimentos como sentar-se e andar, resultando numa má postura.
A American Academy of Neurology chama ainda atenção para a meralgia parestésica, uma situação que pode ser causada pelo uso regular de calças apertadas que, ao comprimirem o nervo cutâneo lateral da coxa, causam dormência e dor intensa.


Saber conjugar
Carla Castro, consultora de imagem, ensina-a a fazer as melhores combinações:
PeçasOpte sempre por partes de cima um pouco mais compridas e largas (vestidos, túnicas ou blusas). É extremamente deselegante ver as leggings a marcar as virilhas. Também pode usar com saias ou calções curtos.
CalçadoPrefira calçado de salto médio/ alto. Os sapatos rasos ou sabrinas retiram elegância e o toque sensual que, por norma, está associado a esta peça.
CintosSe é magra pode usar cintos finos ou grossos a marcar a cintura, para um look elegante, ou descaídos sobre a anca, mais casual. Se tem anca e nádegas volumosas use os cintos mais finos (até 5 cm) e nunca descaídos.
CoresQuanto mais próximas forem as cores de todas as peças (leggings, túnica, cinto e botins), mais longa e fina vai parecer a sua silhueta.

Comentários